A importância da Fisioterapia no Câncer de Mama



A fisioterapia tem um papel imprescindível no processo todo de tratamento e diagnóstico do câncer de mama. Ela tem por objetivo prevenir complicações, proporcionar a independência da paciente, além de aliviar os sintomas característicos de cada fase da doença.

 A fisioterapia auxilia em todas as etapas do câncer, no diagnóstico, no pré-tratamento, durante o tratamento e no pós-tratamento (reabilitação). Sendo indispensável conhecer as particularidades de cada fase.

Pré-Operatório - Nessa fase, o tratamento fisioterapêutico baseia-se na intenção de identificar as alterações pré-existentes e as possíveis complicações na reabilitação do processo cirúrgico. Durante o tratamento, a fisioterapia atua como um lugar onde a paciente deposita suas ansiedades, medos e inseguranças. 

Nessa fase, normalmente a paciente fica tensa e preocupada inconscientemente, o que ocasiona tensão muscular  e alteração postural, e é de extrema importância corrigir e orientar a paciente .

Pós-Operatório - O pós-operatório é caracterizado pela imobilidade ou dificuldade ao movimentar o braço e ombros por dor intensa. Geralmente, a mulher não consegue realizar atividades aparentemente simples do dia-a-dia, como escovar os cabelos, tirar a blusa e colocar o sutiã. A dor intensa é oriunda da tração da pele e dos músculos do toráx, das axilas e do braço devido o processo cirúrgico que é manipulado nestas áreas. 

A fisioterapia nessa fase tem por objetivo restabelecer gradualmente a movimentação do braço, diminuir a dor, prevenir complicações respiratórias e a formação de edemas, cicatrizes e linfedemas.


CUIDE DO SEU BEM MAIS PRECIOSO! SUA SAÚDE!!



AGENDE A SUA AVALIAÇÃO NA CLÍNICA SAMYA! 
SERÁ UM PRAZER RECEBÊ-LO!!
LIGUE: (11) 4472 - 5832


Clínica Samya - Fisioterapia - Acupuntura - RPG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog