Fisioterapia para Parkinson
Em homenagem ao dia do Parkinsoniano (04 de Abril), nós da Clínica Samya elaboramos este artigo com muito carinho, falando sobre o parkinson e em como a fisioterapia atua nessa doença.
Definição
Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Esta doença nervosa é uma das principais e mais frequentes durante a terceira idade, caracterizada por danificar a coordenação motora e promover tremores e dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, como se movimentar e caminhar.
Causas
As nossas células nervosas utilizam a dopamina, uma substância química do cérebro para auxiliar no controle dos movimentos musculares. A doença de Parkinson ocorre, quando as células nervosas que produzem a dopamina são destruídas lentamente e progressivamente. Sem essa substância, as células nervosas desta área do cérebro não conseguem enviar comandos corretamente. Isso gera à perda da função muscular, onde o dano piora com o passar do tempo.
Os médicos acreditam que a mistura de dois fatores possam estar envolvidos nesse desgaste das células, são eles:
- Genética- mutações genéticas específicas podem estar envolvidas nas causas da doença, apesar de casos como esse serem raros, ocorrem normalmente com membros da família portadores do Parkinson, apesar de algumas mutações genéticas aumentarem o risco da doença.
- Meio ambiente- A exposição a algumas toxinas ou fatores ambientais podem aumentar o risco da doença no futuro, apesar de ser consideravelmente pequeno.
Características
No início os sintomas costumam ser leves, como:
- Tremores;
- Lentidão ao movimentar-se;
- Rigidez muscular.
Conforme a evolução do caso, os principais sintomas são:
- Inclinação do corpo para a frente;
- Passos mais curtos;
- Redução dos movimentos do braço ao andar.
Já no Parkinson avançado, temos alguns sintomas motores como:
- Tendência a babar;
- Dificuldade para engolir;
- Ausência de expressão facial;
- Dores musculares;
- Desaparecimento ou diminuição de movimentos automáticos, como piscar os olhos.
Além dos sintomas não motores como:
- Ansiedade, estresse e depressão;
- Intestino preso;
- Demência;
- Perda de memória;
- Desmaios;
- Confusão;
- Alucinações.
Tratamento Fisioterapêutico para Parkinson
A fisioterapia é uma ciência que busca compreender, prevenir e tratar os distúrbios relacionados ao movimento, fazendo com que seja indispensável na reabilitação do paciente portador do Parkinson.
Inicialmente, o fisioterapeuta irá fazer uma avaliação para conhecer o paciente e todas as suas limitações e dificuldades. A partir disso, o mesmo vai elaborar um plano de tratamento individualizado.
De forma geral, são executados exercícios de alongamento, mobilização, movimentação e força muscular para atuar nas alterações motoras, diminuir a rigidez, fazer a manutenção da mobilidade e corrigir/melhorar alterações posturais.
Além desses métodos é essencial para a evolução do paciente, que o fisioterapeuta trabalhe em conjunto com a família e cuidadores para a prevenção de certas complicações (pneumonia, por exemplo), prevenção de ulceras por pressão, adaptações posturais no leito e/ou cadeira de rodas, além de prevenir as quedas.
A fisioterapia tem como um dos principais objetivos proporcionar ao paciente uma maior independência ao executar suas atividades diárias, melhorando sua qualidade de vida.
"Não devolvemos a vida e sim a vontade de viver"- Clínica Samya
AGENDE UMA AVALIAÇÃO CONOSCO! ESTAMOS PRONTOS PARA AJUDÁ-LO (11) 4472 - 5832
Clínica Samya - Fisioterapia - Acupuntura - RPG
Comentários
Postar um comentário