Fisioterapia para Incontinência Urinária

Definição

A Incontinência Urinária ou perda involuntária da urina, é um problema comum e as vezes constrangedor. Existem quatro graus de gravidade de incontinência urinária: 

De esforço- Acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Isso significa que ao tossir, espirrar, rir, levantar algo, subir escadas ou fazer qualquer coisa que põe a bexiga sobre pressão ou estresse, ela terá perda de urina.
De urgência- Acontece quando o desejo de urinar é tão forte que você não consegue chegar ao banheiro a tempo. Isso acontece mesmo quando você tem pouca urina na bexiga.
Por transbordamento- Acontece quando a bexiga está sempre cheia, ocasionando vazamentos. Ou então se a bexiga não esvaziar por completo, causando gotejamento.
Funcional- Acontece quando a pessoa reconhece que precisa urinar, mas está impossibilitada de ir ao banheiro por conta de uma doença ou complicação que a impede de chegar ao mesmo por conta própria.
Mista- Em alguns casos, as características de incontinência urinária podem se misturar, levando a incontinência urinária mista.

Causas

Certas bebidas, alimentos e medicamentos podem atuar como diuréticos, que estimulam a bexiga e aumentam o seu volume de urina, como: álcool, cafeína, refrigerantes, grandes doses de vitamina B ou C, xarope de milho e outros.
A incontinência urinária pode também ser causada por uma condição médica facilmente tratável, como: prisão de ventre, infecção do trato urinário e estresse emocional.
Além de poder ser uma condição persistente, causada por alterações ou problemas físicos subjacentes, como: gravidez, parto, envelhecimento, menopausa, distúrbios neurológicos (AVC; Parkinson; Esclerose Múltipla e etc), câncer de próstata e outros.

Características

Incontinência Urinária de esforço-

  • Liberação involuntária de urina, principalmente ao tossir, rir ou espirrar.
  • Vazamento de uma pequena a moderada quantidade de urina.
Incontinência Urinária de urgência-

  • Frequente e incontrolável necessidade de urinar.
  • Pode vazar uma quantidade de urina moderada a grave.
Incontinência Urinária por transbordamento-

  • Vazamento de uma pequena quantidade de urina.
  • Jato urinário fraco.
  • Necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia.
  • Necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite.
  • Vazamento de urina durante a noite.
Incontinência Urinária funcional-

   A doença física ou intelectual muitas vezes não permite com que o indivíduo chegue ao banheiro a tempo. Como por exemplo, se a pessoa tem artrite severa ela não conseguirá desabotoar as calças com rapidez suficiente.

Tratamento Fisioterapêutico para Incontinência Urinária

Na incontinência urinária, a fisioterapia tem por finalidade fortalecer os músculos do assoalho pélvico, de modo que o períneo fique fortalecido o bastante para que não ocorra vazamento de urina.
A fisioterapia deve ser realizada preferencialmente todos os dias, mas caso não seja possível, recomenda-se no mínimo duas vezes por semana.
A fisioterapia para incontinência urinária feminina pode fazer uso de dois métodos, dos cones vaginais associado com os exercícios de Kegel, que consistem na contração e descontração do músculo Pubiococcígeo, localizado no assoalho pélvico e a eletroestimulação através do aparelho de biofeedback.
Para os homens os exercícios de Kegel também servem para combater a ejaculação precoce e tratar a disfunção erétil.

               AGENDE A SUA AVALIAÇÃO NA CLÍNICA SAMYA!  (11) 4472-5832
               Clínica Samya - Fisioterapia - Acupuntura - RPG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog