Depressão, o mal do século - A fisioterapia pode ajudar?



Podemos definir a depressão como um transtorno psiquiátrico que atinge pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que em 2030 a depressão seja o maior problema referente à saúde.

Muitos confundem tristeza com depressão, realmente as duas são similares, mas a tristeza é um sentimento que passa e você consente do porquê se sente assim. Já a depressão é uma síndrome, pois é uma ampla "família" de doenças, caracterizada por um sentimento de tristeza sem fim, inutilidade, pensamentos suicidas, baixa auto-estima, reclusão social, desânimo, perda ou aumento do apetite e peso, incapacidade de sentir prazer e alegria em coisas que antes causavam essas sensações, além de muitos outros sintomas.

Infelizmente em pleno século XXI, ainda existem pessoas que acreditam que depressão não é uma doença e sim uma válvula de escape para chamar atenção. Mas só tem discernimento da real prisão mental que a doença é, quem vivenciou essa complexa experiência.

Existem diversos meios para tratar a depressão, os mais comuns são medicamentos e passagem regular em psicólogos e psiquiatras, mas o que muitos não sabem, é que a fisioterapia também pode auxiliar durante esse processo. O fisioterapeuta desempenha a função de tratar o paciente depressivo através dos exercícios, tratando-se de uma estratégia para a reabilitá-lo, trabalhando para reduzir a dor e sintomas físicos que podem estar contribuindo para esse quadro depressivo e com isso prescrever exercícios para melhorar a condição do paciente.

Portanto, o fisioterapeuta, em virtude de sua formação e papel no tratamento, tem grande importância em auxiliar o paciente a saber lidar com os aspectos físicos e até psicológicos do mesmo, pois cada sessão de exercícios também se torna uma consulta de desabafos, onde é criado um vínculo de confiança entre paciente e fisioterapeuta/psicólogo.



AGENDE A SUA AVALIAÇÃO CONOSCO! SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LO! (11) 4472 - 5832


Clínica Samya - Fisioterapia - Acupuntura - RPG



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog