Fisioterapia para Paralisia Facial
Definição
A Paralisia Facial ocorre quando há uma paralisia total ou parcial de alguns músculos responsáveis pelos nossos movimentos e expressões faciais. O nervo que comanda os músculos da face chama-se Nervo facial. A paralisia Facial pode ser classificada como:
- Central
- Periférica
A Paralisia Facial é dita Central ou Periférica, conforme se origine respectivamente em doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) ou em doenças do próprio nervo facial.
Causas
A Paralisia Facial pode ser causada por diversos fatores como: mudanças bruscas de temperatura, estresse, traumatismos ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), otites, traumas, alterações circulatórias ou tumores próximos ao nervo facial ou no próprio nervo, entre outras causas. A causa mais comum de Paralisia Facial é a Paralisia de Bell, (descrita por um Médico chamado Charles Bell) ocorre à inflamação do nervo facial como resposta a uma infecção viral. O Nervo Facial "incha" dentro do canal ósseo e é pressionado, diminuindo sua capacidade de transmitir impulsos nervosos.
Sintomas
O surgimento da Paralisia Facial geralmente é súbito, podendo desenvolver-se progressivamente. Antes do desenvolvimento da Paralisia Facial costuma-se aparecer uma dor no pescoço, ouvido ou região retroauricular, mas essas queixas não são reconhecidas como uma prévia da Paralisia Facial. Independente das causas os sintomas são os mesmos, podendo variar sua intensidade. Os sintomas mais comuns são:
- Boca torta e seca repuxada para o lado não paralisado;
- Falta de expressividade em um dos lados da face;
- Impossibilidade de fechar completamente um dos olhos e de franzir a testa;
- Dor de cabeça ou na região cervical;
- Dor na mandíbula;
- Ausência de sabor na ponta da língua;
- Hiperacusia (aumento da sensibilidade ao som) em um dos ouvidos;
- Dificuldades para assoviar ou para reter a saliva dentro da boca.
Tratamento Fisioterapêutico para Paralisia Facial
A fisioterapia tem papel importante na Reabilitação da Paralisia Facial, portanto para que ocorra uma melhora rápida e minimizar as seqüelas, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível.
O tratamento Fisioterapêutico para a Paralisia Facial tem como objetivo estimular os músculos faciais acometidos através de Recursos Terapêuticos Manuais, Massagens, Exercícios de Mímica Facial, Reeducação dos Músculos Faciais, Método Kabat, Estimulação com Gelo e Eletroterapia. O Tratamento Fisioterapêutico atua no controle e evolução dos sintomas além de ajudar na recuperação da auto-estima, aumentando as chances de voltar à aparência visual que apresentava antes.
Agende agora uma Consulta Conosco. Será um grande prazer atendê-lo.
Agende agora uma Consulta Conosco. Será um grande prazer atendê-lo.
Clínica Samya – Fisioterapia - Acupuntura - RPG
Comentários
Postar um comentário