Fisioterapia para Síndrome de Down



Definição

      A Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, foi descrita em 1866 pelo médico inglês John Langdon Down, como uma doença neurológica causada por uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21.

Causas

     A Síndrome de Down é causada por uma alteração genética durante a gravidez, em que um cromossomo extra se liga ao cromossomo 21. Alguns estudos concluem que o nascimento de bebês com Síndrome de Down está relacionado com a idade da mãe ser igual ou superior a 35 anos ao engravidar. É possível fazer o diagnóstico da Síndrome de Down durante a gravidez ou após o nascimento, através do exame cariótipo (estudo do cromossomo).

Características

     As crianças que nascem com Síndrome de Down possuem características específicas, que podem variar conforme o caso.

       • Rosto arredondado e olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais;
       • Orelhas pequenas, baixa estatura, pescoço curto e grosso;
       • Mãos pequenas com dedos curtos, prega palmar única.
       • Hipotonia muscular generalizada;
       • Deficiência Intelectual;
       • Pode haver atraso no desenvolvimento motor;
       • 50% podem desenvolver problemas cardíacos e respiratórios.

Tratamento Fisioterapêutico para Síndrome de Down

     As crianças com Síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. A participação dos pais e familiares durante a fisioterapia é fundamental, tanto no sentido de troca com o terapeuta, como também relatando o desenvolvimento da criança.

   O papel da Fisioterapia Pediátrica no desenvolvimento da criança é muito importante principalmente fortalecendo a musculatura hipotônica (pois o bebê nasce com a musculatura mais mole) e com frouxidão ligamentar (articulações flouxas) apresentando dificuldades motoras.  A Fisioterapia vem para explorar o potencial motor da criança, direcionando as etapas do desenvolvimento e auxiliando na aquisição de padrões fundamentais do desenvolvimento motor, preparando-a conseqüentemente para uma atividade motora complexa, de acordo com a faixa etária e fase do desenvolvimento, promovendo independência e autoconfiança.

     A Fisioterapia Cardiorrespiratória atua na prevenção e tratamento, usando recursos terapêuticos que visam o conforto respiratório do paciente, fazendo manutenção de higiene brônquica, prevenindo complicações por hipersecreção que podem acarretar prejuízo à ventilação da criança. Dentre os procedimentos fisioterapêuticos fazem parte à avaliação fisioterapêutica pulmonar. Sendo essas manobras realizadas em uma seqüência lógica e devidamente utilizada a cada patologia respiratória e sempre observando o estado geral da criança.

    O objetivo da fisioterapia deve ser estimular as crianças a terem um convívio e participação social, portanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento com a fisioterapia, melhores serão os resultados.

   Agende uma consulta e confira os benefícios! Será um grande prazer atendê-lo.

Clínica Samya - Fisioterapia - Acupuntura - RPG /Atendimento Domiciliar no ABC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog